sábado, 10 de novembro de 2012

Viagem: Monte Aventino:Itália Roma (VIII)

Após dedicar as horas necessárias para um almoço, numa das trattorias típicas de Roma, tomando vinho e apreciando uma boa comida...apostei no clássico spaghetti alla'amatriciana. Hotel... Descanso. Fomos ao Monte Aventino...

Monte Aventino 

Fica a leste do rio Tibre, é a mais seleta das colinas de Roma, desde os tempos antigos. Repleta de verde, a região convida para uma escapada do agito do centro, pois calma é o que não falta nas belas igrejas, elegantes vilas e cenários encantadores.

O trecho com vestígios arqueológicos que se estende pela encosta leste do monte abriga monumentos notáveis, como o Circo Massimo e as Termas de Caracalla.

Circo Massimo

Não restou nada do antigo estádio de biga os locais onde haviam pistas, no passado toda enfeitada com obeliscos e outros troféus de guerra. 

No entanto, ainda é possível imaginar a emoção das quadrigae (carros conduzidos por quatro cavalos) na luta pela vitória e pela fuga da morte diante de multidões. Quem não se lembra de Russell Crowe como o Gladiador e também Charlton Heston como Ben-Hur.



A partir da Via del Circo Massimo, a linda vista para o vale e as ruínas com cor de tijolo




Santa Sabina

Uma das primeiras igrejas cristã construída em Roma, remota ao século 5ºd C.
Antes de se tornar sinônimo de "igreja", a palavra basílica designava o saguão retangular usado pelos antigos romanos para encontros oficiais.

A arquitetura (nave principal emoldurada por arcos e cercada por duas naves laterais, terminando numa abside semicircular e janelas que deixam passar uma quantidade reduzida de luz).

Santa Sabina preparada para receber um casamento



Jardim ao lado da igreja



Estou atrapalhando as fotos dos noivos...contei havia quatro só neste local...


Em Santa Sabina com os casamentos elegantes, conseguimos sentir um pouco dos costumes romanos


Vista del Monte Aventino



O jardim, ao lado, da igreja enfeitado de laranjeiras... lindo!




Famílias que moram na região...



Fonte em Santa Sabina 



Boca da Verdade

Incrustada na parede do pórtico da igreja Santa Maria in Cosmedin, há uma antiga tampa de buero conhecida como Bocca della Verità.

Segundo a tradição, a boca mordia a mão dos mentirosos. Todos os dias, turistas fazem fila para tirar fotos com as mãos à prova.
Não achei nada original, só que não coloquei minha mão, na boca da verdade, porque, estava fechada. Vocês acreditam, não é?






Piazza della Minerva

Diante do que já foi um templo romano e agora a Chiesa de Santa Maria sopra Minerva, esta elegante e simpática piazza ostenta a curiosa escultura de um elefante fazendo as vezes de suporte para um obelisco trazido do Egito.

O elefante foi encomendado a Bernini pelos frades dominicanos, que desejavam uma decoração diferente e simbólica, que segundo a tradição, representa a sabedoria e a devoção.

 A região também se destaca pelo comércio religioso: lindas vitrines exibem roupas litúrgicas e cálices enfeitados com pedras.


A simplicidade da fachada da Chiesa de Santa Maria Sopra Minerva oculta grandiosidade em seu interior





Nos pés conforto...sapatenis.



Depois de um dia de passeios, nada melhor do que ir a uma pizzaria típica romana, bem perto do hotel. Estando em Roma é claro, que tem muitas opções de pizzas. Elas são saborosas e leves. Como a noite estava agradável, valeu a pena sentar na parte de fora!

No dia seguinte fomos à Florença.

Até!


2 comentários:

Juliana disse...

Mais um post encantador sobre a Itália!
Só não "entendi" direito por que a boca da verdade estava fechada!! Hehehe

Célia disse...

Olá! Juliana!
Obrigado pelos seus comentários no blog!
Que bom que você gostou dos posts sobre a Itália!
Então...a boca da verdade tem hora para fechar...cheguei tarde...
bjs.