domingo, 18 de novembro de 2012

Viagem: Itália: Florença

Sob o sol da Toscana!
O encanto da natureza temperado com a beleza das construções arquitetônicas, assim, é a região italiana da Toscana. Formada por 10 províncias - Florença (sua capital), Siena, Arezzo, Pisa, Grosseto, Livorno, Lucca, Massa-Carrara, Pistoia e Prato - a Toscana é de uma riqueza única.

O charme da atmosfera rural, com grandes extensões de vinhedos, plantações com flores e pomares, oferece um clima rústico elegante que não sai da memória dos que a visitam.

Localizada ao oeste da Itália, a Toscana foi um importante centro comercial durante a Antiguidade e Idade Média, fazendo parte do Império Romano. Daí vem a grande variedade e quantidade de construções colossais que se apresentam por todas as cidades, como castelos e os povoados medievais.

São igrejas, museus, prédios públicos e bibliotecas em estilo especialmente Renascentista e Gótico: um verdadeiro tesouro da civilização antiga que atrai milhares de turistas todos os anos.

Fizemos um roteiro que nos facilitou de uma maneira prática e agradável a passar um dia em Florença, visitando algumas das melhores atrações. Como era em um domingo algumas atrações estavam fechadas.

Vejam as fotos que detalham nossa viagem:
Chegada de Trem. Estação de Trem de Santa Maria Novella
Florença é um dos principais pontos de chegada de trem de toda a Europa, com conexões diretas para Paris, Frankfurt e outras grandes cidades europeias. A estação fica bem no centro da cidade.

De Roma rumo a Florença de trem ...
1ª classe...passagem...guia...e leque para aliviar o calor!!!

  
A igreja gótica de Santa Maria Novella, de beleza impressionante!
Contém algumas das mais importantes obras de arte da Florença, dos mestres Giotto, Brunelleschi Domenico e Filippino Lippi


O interior de Santa Maria Novella é um dos melhores exemplos de  arquitetura gótica florentina.
Bem iluminado e espaçoso, foi projetado não só para meditação silenciosa, mas também como ponto de reunião de grandes congregações. No centro está Cristo na Cruz.

Como era domingo assistimos à missa...foi gratificante!


 A Piazza, em frente à igreja...obeliscos apoiados em tartarugas de bronze


Vista do Jardim de Boboli, com os telhados de Florença ao longe!
Este pequeno bairro ao longo da margem sul do rio Arno, mostra uma Florença diferente. Mais tranquila, mais verde e com menos trânsito, é uma das áreas mais gratificantes de percorrer.





Santa Croce - fachada neogótica de mármore, com listras em branco, verde e cor-de-rosa.
Aí se encontra túmulos famosos como o de Michelangelo, Maquiavel, Galileu...e outros
Há muitos afrescos de Giotto.


Detalhe da porta da entrada toda entalhada com figuras sacras


Em frente a igreja Santa Croce uma estátua de Dante Alighieri





Em Florença, você vai ver Pinocchios em vários lugares, isso porque o escritor e criador do personagem usava o pseudônimo de Carlo Collodi. Ele escolheu esse nome pois, Collodi era a cidade natal de sua mãe. A cidade de Collodi abriga o "Parque Collodi", bom para as crianças.






I Fratellini - fundada em 1885 é uma das mais antigas lojas de Florença.
Com jeito de empório...cheia de delícias!!!


Belle Donne - ao entrar no Belle Donne, você sente o impacto imediato da decoração, com imensa pilhas de frutas, legumes e flores, em arranjos quase esculturais.

O lugar é pequeno, a rotatividade é grande, e o ambiente, descontraído, as toalhas são brancas e você escolhe seu prato de uma lista de tentadoras opções florentinas anotadas a giz numa lousa.
É ótimo para almoçar, informal.

Os próprios italianos são uma atração do Belle Donne...vejam na foto!



A Piazza della Signoria é a praça mais famosa de Florença. Com o movimento diário de visitantes e moradores, lindos palazzi, refinados cafés e inúmeros edifícios e estátuas, é o local onde o coração da cidade bate mais forte!


O Palazzo Vecchio domina a Piazza della Signoria


Entre as demais estátuas da praça está uma desajeitada Fonte de Netuno, que celebra as vitórias navais de Cosimo I. Apelidada de Il Biancone (o brancão), a obra foi muito criticada.
Veja... as encantadoras ninfas aquáticas de bronze que enfeitam a Fonte de Netuno.


O pátio interno do Palazzo Vecchio, decorado com afrescos para celebrar o casamento de Francesco 1º com Joana da Áustria.



E...uma cópia do Davi, de Michelangelo, obra que representa o triunfo republicano



A estátua de Hércules e Caco na Piazza della Signoria




Loggia dei Lanzi

Esta loggia ou arcada foi concebida em 1832 como palco para as cerimônias mais importantes de Florença - uma estrutura inovadora com arcos redondos e proporções clássicas.

A loggia foi transformada num belo museu ao ar livre, com esculturas da Antiguidade grega e romana e também da Renascença.

Um dos destaques é a fluída O Rapto das Sabinas, de Giambologna.
A mais famosa é a estátua de bronze de Perseu, de Benvenuto Cellini.


  



O Rapto das Sabinas, de Giambologna,
esculpida a partir de um único bloco de mármore



 Uma pausa...uma maneira especialmente agradável de admirar a praça é sentar-se no terraço do refinado Caffè Rivvoire! Preços altos...vale a pena pagar pela vista que oferece!



Na praça tem de tudo...passeio de charretes e...lojas famosas!


No caminho vi essa porta gostei e...fotografei!


A Ponte Vecchio (Ponte Velha), situada no coração da cidade, é um dos marcos de Florença. Com seus dois lados ocupados por um miscelânea de lojas, pintadas em tons de laranja e ocre e apoiadas em suportes de madeira é particularmente fotogênica e movimentada.

Os três arcos de pedra que cruzam o rio Arno em seu ponto mais estreito, liga o centro histórico a Oltrarno.


A Ponte Vecchio é a única ponte que não foi destruída na Segunda Gerra Mundial.
hoje a ponte é ocupada por joalherias.


Fotos tiradas da Ponte Vecchio
Vistas das Galerias Uffuzi e o corredor Vasariano que ficam às margens do rio Arno.



No caminho...uma vitrine de doces!



Florença é ótima para as compras. Você encontra uma grande variedade de lojas que vendem comida e vinhos de dar água na boca, roupas de grife, sapatos e artigos de couro maravilhosos, jóias, tecidos e artigos de artesanato como papel marmorizado - além, é claro, de muitas pinturas, gravuras e antiguidades.



O Duomo de Santa Maria del Fiore foi o maior projeto de construção empreendido em Florença, e a grande cúpula de tom avermelhado que domina a paisagem da cidade é considerada o maior feito de engenharia do Renascimento.

Estatísticas:
Catedral: comprimento: 153m
Largura: 90m no transepto
Cúpula: altura: 91m; incluindo a claraboia: 106m
Diâmetro:42m


Detalhes da impressionante fachada de Santa Maria del Fiore
Muitas esculturas e colorida fachada de mármore 








A bela fachada de Santa Maria del Fiore, ao centro vemos Cristo no trono ao lado de Maria e São João Batista, ladeados por santos florentinos.

Florença se transforma na capital mundial do sorvete.
Os melhores sorvetes do mundo (made in Italy) nos mais diversos sabores...mama mia!



Tour de ônibus - quando a gente chega num lugar novo nada melhor do que fazer um city tour, para ter uma idéia geral, se localizar!

Um sightseeing é bárbaro porque podemos parar e descer nos pontos turísticos e pegar outro ônibus em seguida, com o mesmo ticket.

Foi o que nos fizemos...passeamos pelos principais pontos turísticos de Florença. Adorei o passeio!


 

Até!

2 comentários:

Juliana disse...

As igrejas são realmente grandiosas...muito bonito!!

Célia disse...

São lindas!E estão sempre cheias com admiradores de arte!