sexta-feira, 14 de março de 2014

Saber Escutar


Então... saber escutar é, talvez mais importante do que falar.
Geralmente os que sabem escutar jamais ficaram isolados ou a um canto nas reuniões sociais.

Gostamos dos que se interessam pelo que expomos, dos que seguem com atenção nossa conversa, entremeando-a com alguns apartes oportunos, habilmente pensados, aguçando as ideias, formando a troca de opiniões que animem a continuação da conversa por tempo indeterminado. São essas pessoas que possuem o dom de atrair sempre as atenções, de alimentar amizades duradoras. O preço de uma amizade sincera e incalculável.

Cultivemos, pois, a arte de saber escutar. Basta ouvirmos, delicada e atentamente os que nos dirigem a palavra para nos tornarmos, na realidade, pessoas interessantes. Um filósofo, certa vez, assim se referiu a respeito de um jovem que falava, a "torto e a direito", sobre qualquer pretexto:
- "A natureza, dando-nos dois ouvidos e uma só língua ensina-nos que devemos ouvir muito e falar pouco".

Façamos, sempre que pudermos, observações oportunas e interessantes. Animemos as pessoas a prosseguir na conversa, falando de si próprias, dos seus problemas, dos seus negócios, de suas preferências. Geralmente estamos muito mais interessados no que nos diz  respeito, do que nas guerras mundiais, hoje uma realidade por toda a parte.

Cultivemos, pois, a arte de saber escutar e podemo-nos considerar entre aqueles que são benquisto, simpáticos, relacionadíssimos e queridos em todas as reuniões sociais!

A conversação

" A conversação é o elo da sociedade; é por meio dela que se mantém a amizade, que os espíritos comunicam seus pensamentos, que os corações exprimem seus sentimentos. Todas as nossas palavras devem ser pesadas como se fossem ouro, quero dizer, devemos economizá-las e só as darmos nas ocasiões próprias".
                                                    (S. Everemond)

Texto:
Em Sociedade
Etiqueta Social através da História
Léa Silva

Até!

3 comentários:

Juliana disse...

Post para refletir...muito bom!!

Maria Jacira disse...




Parabéns seu blog continua interessante cultural e informativo.

Célia disse...

Adorei seu
Comentário!!!
Estou muito ocupada no meio
De mil pães de mel!!!!
Bjs....Célia Maria