sexta-feira, 14 de março de 2014

São Paulo: Pátio do Colégio

Marco histórico-religioso do centro de São Paulo. A Igreja  do Beato José de Anchieta, no Pátio do Collegio, mantém duas relíquias em exposição de José de Anchieta (1534-1597), o padre jesuíta considerado  um dos fundadores de São Paulo é Beato desde 1980, e deve ser declarado Santo pelo Papa Francisco.

O Pátio do Colégio é composto pelo Museu, A Igreja  e a casa do Padre Anchieta. Na igreja o Oratório é bem conservado. Ali é possível conferir parte do fêmur direito de Anchieta, além de um manto que  ele usava em suas jornadas catequéticas e andanças pelo Brasil.


Ainda, no Oratório do Beato Anchieta, encontra-se uma cópia da certidão de batismo de Anchieta e a imagem de Nossa Senhora da Candelária, padroeira das Ilhas Canárias, local de nascimento do Padre.

Anchieta teve papel de destaque na fundação do colégio que deu origem à cidade de São Paulo, além do envolvimento com a evangelização dos indígenas e com sua cultura, por essa razão é considerado o Apóstolo do Brasil.


Oratório do Beato Anchieta
Igreja do Pateo do Collegio
Praça Pátio do Collegio, 2 Centro
F.: (11) 3105-6899
www.pateocollegio.com.br

Para chegar de metrô, desça na estação da Sé, e vá ao sentido da rua Boa Vista, saindo pelo corredor da linha 1 - Azul. O Largo Pátio do Collegio é de fácil localização.

Dica: a visita é uma verdadeira aula histórica.

Até!


Um comentário:

Juliana disse...

Passeio muito legal! Recomendo!!