sábado, 22 de março de 2014

Dicas de Veneza

Veneza é conhecida pela sua história, museus, monumentos, canais... quem já esteve lá sabe que nesta cidade é impossível fazer um tour panorâmico do alto de um ônibus de dois andares, carro, taxi, ou mesmo um desses balões que possibilitam, lá do alto uma vista privilegiada. Não há na ilha um só veículo automotor, com exceção de barcos que navegam pelo Gran Canale.

Entretanto, a cidade reserva ao turista uma experiência obrigatória e muito compensadora: descobrir seus encantos a pé. Os inúmeros canais e pontes tornam o passeio diferente de qualquer outro centro turístico.






Segundo o "Turista Profissional", Ricardo Freire não existe jeito fácil  de desvendar Veneza, requer uma estratégia específica, mas quem puser mãos (e sobretudo os pés) à obra desvendará a cidade mais singular do Ocidente. Vejam só as 10 dicas de Ricardo Freire :

1 - Evite o alto verão. Não se trata apenas do calor ou do mau cheiro: o maior problema são as multidões. Se puder, evite julho e sobretudo agosto. E, se quiser a cidade quase vazia, vá no inverno.

2 - Fique três noites. Veneza só se revela a quem não tem pressa. Não é uma cidade que se resolva num city tour. Lá pelo terceiro dia, ela começa a fazer algum sentido.

3 - Hospede-se em Veneza, não em mestre. Sim, os hotéis em Mestre ( no continente) são mais confortáveis têm diárias em conta. Mas dormir num prédio "multicentenário" numa viela é parte indispensável da experiência veneziana.

4 - Pegue instruções de chegada com seu hotel. Só se chega a um endereço em Veneza com um manual de instruções. Os hotéis têm prontos os itinerários desde o aeroporto, a estação de trem e o ponto de ônibus da Piazzele Roma. Se não tiver no site, peça por e-mail.

5 - Deixe a mala na estação. As pontes em Veneza têm escadas: rodinhas não adiantam. Organize o que vai precisar numa bolsa ou mochila e deixe a mala principal no guarda-volumes da estação de trem. A alternativa é contratar um carregador.

6 - Não siga o fluxo. Da estação até a Praça São Marcos, as vielas principais são um mar de gente comparável ao da saída de um estádio de futebol. Escape. Atravesse pontes. Perca-se. Quem não se perde em Veneza acaba perdendo Veneza.

7 - Não tenha medo da "acqua alta". Só acontece nas marés mais altas, durante menos de duas horas de cada vez (na primavera). A cidade está preparada e as passarelas são montadas e desmontadas rapidamente. Um espetáculo.

8 - Compre passe do vaporetto. Uma viagem de vaporetto custa 6,50 euros (R$21,50). Um passe de 72 horas sai por 35 euros (R$115,50) o valor do passe válido por 5 dias.

9 - Descubra os 'bacari'. Bácaro é o botequim de Veneza. Vende ombra (vinho em copo), cicchetti (canapés tipo tapas) e spritz (com Aperol ou Campari). Aparece nos caminhos mais obscuros.

10 - Se não estiver na Itália, voe. Vindo de Milão, Florença ou Roma, chegue de trem. De qualquer outro ponto da Europa, vá de avião: Veneza está longe demais das capitais.

Até!


Um comentário:

Juliana disse...

Adorei o "Perca-se" !!
Muito lindas as fotos! Parabéns!!