quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Viagem: Itália: Pompéia

Em nossa visita à Nápoles fomos conhecer as ruínas da antiga cidade romana de Pompéia, destruída após a erupção do Monte Vesúvio, em 79 d.c.

As ruínas de Pompéia são muito famosas por possibilitar uma visão do cotidiano das cidades no tempo do império romano.

A cidade foi totalmente soterrada por cinzas vulcânicas  e só voltou a aparecer depois de escavações iniciadas em 1754, a espessa camada de cinzas possibilitou a preservação de boa parte da cidade, assim como alguns detalhes do dia-a-dia das pessoas na época da tragédia.

Pompéia fica  a 22 km, de Nápoles. O sítio arqueológico de Pompeia é grande e, para explorá-lo, é preciso andar. Fizemos todo o passeio com um mapa,  da planta da cidade, que são distribuídos na entrada.

Um pouco da história de Pompéia: - a cidadezinha possuía a cerca de 20 mil habitantes na época de erupção, de acordo com as ruínas (embora nem tudo esteja conservado, é impossível não se impressionar com o luxo que havia ali), era uma localidade próspera com diversas casas de comércio, aqueduto, uma grande basílica (usada para administração de justiça e negociações comerciais), pelo menos quatro banhos públicos, um teatro, um grande anfiteatro (onde lutavam os gradiadores) e até mesmo bordel, (com afrescos proibidos para menores em cada porta). 



Anfiteatro - vista externa ao lado das acomodações dos gladiadores



 Anfiteatro - vista interna





Uma das ruas de Pompéia


 Algumas residências





Termas do Fórum, com seu elegante sistema de refrigeração...




...e o locais  nos quais os banhistas guardavam seus pertences...


Ala das residências dos ricos  da cidade



Entrada em mosaico...



O Fórum era o centro da vida cívica de Pompéia 



Pompéia - o Monte Vesúvio ao fundo


Todas as ruas desembocam no Fórum


Na saída.....flores!!!


Para o passeio à Pompéia, lembre-se de usar um calçado confortável, protetor solar, chapéu, água e muita disposição. O esforço compensa!

O lugar é carregado de história. É incrível ver os corpos petrificados ainda em posição de dormir (não os fotografei), as ruas, as calçadas e toda a infra estrutura que eles tinham, já naquela época.

É uma verdadeira viagem no tempo e impressiona o quanto o Império Romano era desenvolvido!

Até!


Nenhum comentário: