sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Passeios: Roteiro de São Paulo - Pontos Turísticos


São Paulo faz 459! Parabéns São Paulo!

Vejam só passeios por São Paulo, que tem pontos importantes e bem bonitos e que muitos desconhecem...
Que tal rever ou mesmo conhecer esses pontos e fazer um passeio cultural, descobrindo um pouquinho mais de São Paulo?

Então...vamos lá...

Pátio do Colégio: A cidade começou aqui!  Do lado de dentro ainda resistem preservadas as primeiras paredes erguidas em São Paulo e o museu tem uma maquete que mostra o crescimento da vila até se tornar metrópole.

Praça da Sé: A catedral construída no estilo neo-gótico marca o ponto mais “nervoso” do Centro, ao redor dela você encontra pregadores evangélicos, mágicos de rua, vendedores de ervas, pedintes, trabalhadores procurando emprego, gente apressada e gente sentada na grande escadaria passando o tempo. Tem que entrar e ver a cúpula! Há uns poucos passos dali fica o Marco Zero da cidade da onde tudo parte.

Pinacoteca: Linda por dentro e por fora, fica em frente à estação da Luz e do Museu da Língua Portuguesa, ao lado do parque centenário e um jardim de esculturas. Possui um acervo de obras brasileiras bem importantes e também destaco a exposição do processo esquemático que Rodin usava para esculpir. Aos sábados a entrada é franca.

Galeria do SESI: Fica na Avenida Paulista e sempre tem uma exposição bacana, bem montada e com entrada grátis. Embaixo funciona a biblioteca do SESI que possui raridades em HQ´s e vídeo de animação e curtas.

Horto: Fica na zona norte de São Paulo, quase em Mairiporã. Dependendo do dia dá pra visitar o Museu da Madeira, que sensacional. É madeirada cultural e ecológica. E lá também tem muitos pássaros e um clima bem geladinho, pelo menos uns três graus a menos do que no Centro.

Jardim Botânico: Não é só o Rio que tem Jardim Botânico não. As estufas daqui são lindas, assim como o orquidário e o bosque que circunda o lugar. Dá pra fazer pique-nique e é cheio de verde por todos os lados.

Museu Lasar Segall: Fica na Vila Mariana e é quase um oásis. O museu funciona na casa projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik na qual Segall viveu e manteve seu ateliê. As obras são de acervo do pintor e passam por todas as suas fases, da monocromática guerra na Europa ao encantamento com o negro brasileiro e nossa paisagembexuberante e colorida.

Memorial da América Latina: Metrô Barra Funda. Lá, começamos a visitar pela Arquitetura, projeto de Oscar Niemeyer, não é dos melhores, mas, forma aquele conjunto característico do arquiteto. Funciona um museu que faz um retrato da América Latina, separado por países onde há peças arqueológicas e também do folclore local. Legal reconhecer as semelhanças e as diferenças entre todos nós latinos.

Museu do Ipiranga: Às margens plácidas fica o museu e seus jardins em estilo labirinto do Palácio de Versalhes. O acervo tem peças da época do Império e pós-Império como mobiliário, itens que vão de penicos a objetos preciosos que incluem documentos, mapas e até vestuário das distintas moças da capital daquele tempo.

Praça do Pôr-do-Sol: Fica no Alto de Pinheiros e tem o pôr-do-sol mais lindo da cidade, pra ir muitas vezes no cair da tarde. Não custa nada!

Torre do Edifício do Banespa: Vista 360º da cidade, dá medo de ver tanto prédio, tanto concreto, mas a gente tem que encarar a realidade, ver a cidade vasta e a silhueta da Serra do Mar e da Cantareira nas bordas. A subida até o topo pelos elevadores já é um evento digno de nota.

Cidade Universitária: Um lugar gostoso para fazer caminhada, passeio de bicicleta, visitar o MAC, CinUSP, sendo mais agradável ir nos fins de semana e curtir as alamedas. 

Planetário: Fica no Parque do Ibirapuera e pouca gente dá bola pra ele. Um
 As projeções são divinas. A coisa chata é que os caras fazem manutenção nos equipamentos,verifique antes de chegar até  lá. Agende.

Represa Guarapiranga: Clima de litoral, tem barzinhos e barracas de água de coco ao redor. Fica no extremo sul da cidade e em Interlagos tem seu trecho mais bonito. Em determinados ângulos parece que a gente está na praia, dá pra ver gente tendo aulas de windsurfe, e alguns barquinhos pra lá e pra cá.

Bons passeios à todos!

Até!

2 comentários:

Juliana disse...

Eu não nasci em SP, mas já adotei SP como minha cidade! Amo!!

Célia disse...

Olá! Juliana!
Faz 15 anos que estou em São Paulo.
Gosto muito dessa cidade que acolheu meus filhos e eu!
Fiz grandes amigos e aproveitei as boas oportunidades que a cidade me ofereceu.
Obrigado por sua visita ao blog!
Bjs.