sexta-feira, 12 de julho de 2013

Mãos: dê adeus ás manchas

A jovialidade não fica estampada apenas no rosto e pescoço. Com o tempo as mãos começam a apresentar sinais de envelhecimento, fazendo com que algumas mulheres tenham vergonha de exibí-las com certa frequência.

É só o friozinho se aproximar que você já consegue notar uma diferença na pele. Ela tende a ficar mais ressecada e desidratada por causa do vento e das temperaturas baixas.

Segundo a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira, dermatologista e diretora Médica da Clinique des Arts (SP), o frio pode ressecar a pele com mais facilidade. “Com a temperatura mais baixa, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e sem circulação de ar. Além de ressecar a tez, esses dois fatores aumentam a exposição da pele aos vírus, bactérias", afirma.

Devemos cuidar das mãos com bastante atenção, pois elas também envelhecem, perdem o brilho e a elasticidade.
Por ter a pele fina e delicada se tornam muito suscetíveis a desidratação e são bastante sensíveis as mudanças de temperatura e aos agentes externos.
Diferente de outras partes do corpo, as mãos não podem contar com cirurgias plásticas para reparar a ação do tempo, por isso...é necessário cuidar sempre delas.

Sardas e manchas são as campeãs de reclamações em todos os consultórios de dermatologia do Brasil.
Para evitá-las, use fotoprotetores acima de 30 e evite  a exposição solar entre 10h e 15h.
Os tratamentos domiciliares com ácidos (tretinoína ou ácido retinoico e ácido glicólico) associados a alguns despigmentantes (hidroquinona, ácido kójico, ácido fítico) são efetivos desde que usados corretamente.
A recomendação é aplicá-los à noite e associar os fotoprotetores durante o dia, para evitar o reaparecimento das manchas. 
Mas atenção: esses medicamentos devem ser usados corretamente sob supervisão médica, diz a dra Luciana Macedo de Oliveira.



Cuide sempre das mãos, pois elas podem ser reveladoras...

Até! 

Um comentário:

Juliana disse...

Ninguém dá atenção, mas as mãos merecem muito cuidado...eu costumo aplicar filtro solar no rosto e nas mãos todos os dias. Meu dermatologista falou que até no antebraço é bom passar filtro, mas confesso que essa recomendação eu nao sigo!