sábado, 24 de agosto de 2013

Espaço Cultural: Mestres do Renascimento

Com sucesso de público, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo  está na segunda "Virada Renascentista", para que todos possam conferir de perto as obras-primas de Rafael, Michelangelo, Ticiano, Tintoretto e Leonardo da Vinci. Neste final de semana, o CCBB funcionará das 8h de sábado, dia 24/08, às 22h de domingo, dia 25/08, (38 horas ininterruptas). Aproveitem a oportunidade!

Na exposição, vamos encontrar uma boa parte do espirito da época renascentista que ocupa 4 andares e dividido em seis núcleos: o primeiro, "Florença", que está no quarto andar do CCBB. No terceiro andar, o núcleo "Roma". Já o segundo andar está segmentado em quatro núcleos: "Urbino", Milão", Ferrara" e "Veneza" com grandes pinturas de artistas como Giovanni Santi, Lorenzo Lotto, Paolo Veronese, Ticiano , Titoretto entre outros. Além das pinturas, a arquitetura renascentista expõem  uma imponente  porta entalhada em nogueira.


De Leonardo da Vinci, "Leda e o cisne", óleo sobre madeira (sem data)


A exposição conta com essa obra de Rafael "Cristo Abençoado" (1506), óleo sobre madeira



Outro mestre italiano, Ticiano, "Madallena" (1550-1555), óleo sobre tela



Arte Renascentista
* A pintura renascentista tem como principais características a perspectiva, segundo princípios da matemática e o uso do claro-escuro, sugerindo assim volume aos corpos.

 * Os artistas do Renascimento não veem mais o homem como simples observador do mundo, o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, não apenas admirada.
Inicia-se o uso de tela e tinta a óleo.

* A pintura e a escultura, que antes apareciam como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes.

* Os artistas surgem com um estilo pessoal, pois o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.


CCBB SP
Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas
Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
Rua Álvaro Penteado, 112 - Centro - São Paulo - SP
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
Grátis

Até!


Um comentário:

Juliana disse...

Exposição que vale a pena visitar!
E muito bacana o horário de visitação!!