quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O conforto que vem dos pés!

Ao chegar de viagem depois de tanta andança, os pés foi a parte do corpo que mais senti. Exagerada...não! 
Eles pareciam que necessitavam de um carinho extra! 
Então fui a minha podóloga (ela é ótima)... voltei feliz, parece que ela me deu dedos do pé de presente!!!

Pois é ...os dedos dos pés vivem dentro de sapatos, às vezes apertado; vez ou outra umas sandálinhas ou um chinelo. Os pés são as bases que sustenta todos os ossos do corpo. Mesmo quando sentamos, eles devem estar bem apoiados para sentirmos conforto.

E apoiá-los bem é distribuir o peso harmoniosamente num triângulo que vai do calcanhar ao metatarso, um ossinho formado por cinco ossinhos que correspondem à raiz dos dedos. Precisamos desse apoio o dia inteiro, para qualquer coisa - manter o equilíbrio, agachar, subir escada, pegar uma criança no colo.

Se os pés e os músculos abdominais estiverem em dia, já é meio caminho andado para não ter dores aqui e ali. Pés firmes no chão e um mínimo de tensão na musculatura abdominal, o dia inteiro ajudam a manter os órgãos no lugar e melhorar o tônus dos próprios músculos. 
As crianças tem esta postura naturalmente, porque está crescendo.


Ossos do esqueleto dos pés



    
Dica:

     -  Usar uma bolinha de tênis para massagear os pés depois de pedalar e caminhar. É só apoiar o pé na bolinha, contra o chão, rolando para lá e para cá, ao longo e ao largo, caprichando nas partes doloridas.

    -  E, passar a bolinha de tênis também no peito do pé, na perna, na coxa ao longo do nervo ciático, nos glúteos. Suavemente, com movimentos circulares, para relaxar.





Relaxe!!!...Seus pés merecem!!!

Até!


2 comentários:

Juliana disse...

Gostei desse post....informações bacanas....e ainda me deu a idéia de visitar uma podologa....depois me passa o contato da sua!

Célia disse...

Obrigado.Juliana!
Minha podologa é ótima.
Vou passar o contato por e-mail.
Bjs.