sexta-feira, 8 de junho de 2012

Um café de dar água na boca...




Apesar de ser um dos rituais mais tradicionais da cozinha brasileira, preparar um café de dar água na boca não é tão fácil como parece.

Segundo especialistas, algumas regras devem ser seguidas, como armazenar corretamente o pó, acertar a quantidade usada e regular bem a temperatura da água.

O armazenamento do pó não pode ser feito de qualquer jeito.Os potes de metal com fecho hermético, de cor escura e não translúcida, são os melhores. O ideal é que fiquem em um armário fechado. A luz e o oxigênio alteram o aroma e o frescor.

A primeira ferramenta para se ter em casa ao fazer um bom café é um medidor. Há uma proporção exata de 10 gramas de pó para 180 ml de água. Respeitar a exatidão das medidas é o primeiro fundamento do café.

Para muito especialistas, no kit caseiro não pode faltar um moinho. Moer o grão poucos instantes antes de preparar o café garante mais aroma e sabor à bebida. No moinho a granulação é controlada na mão, quanto mais tempo tritura, mais fino fica o pó. A Cuisinart tem à venda moedor automático, que ao selecionar o tipo de moagem a máquina faz o resto.

Dicas que incrementam o café no preparo caseiro:

Escolher um produto de boa qualidade
Levar em conta se o café é gourmet ou especial

A escolha da marca
O café brasileiro está entre os melhores do mundo.

Moagem dos grãos:
Para cada tipo de preparo, deve-se levar em conta a moagem.

Água mineral:
Nada de água da torneira!
Um bom café tem de ser feito com água mineral ou filtrada.
E, não deixe ferver (90° a 96°), para não queimar a bebida.

Xícaras de porcelana:
As xícaras de porcelana são bem vindas! E, para o preparo do expresso, dê preferência ao modelo sofia que é arredondado e faz com que o café, ao cair na xícara, gire em torno do mesmo eixo, preservando o sabor e aroma.

Feito na hora:
Nada de garrafa térmica, após uma hora na garrafa o café perde todas as propriedades.

Vejam...as xícaras de porcelana Sofia







E atenção: 24 horas depois de aberta a embalagem do café, o pó já começa a perder o aroma. Prefira, portanto, as embalagens menores.

Olha só: tem grãos de café que são colhidos manualmente, de maneira seletiva. E na xícara tem notas de chocolate, caramelo, mel e cacau. É encorpado, tem o corpo equilibrado e balanceado, acidez cítrica (laranja) e notas de pêssego e maçã.

Vamos preparar um café de dar água na boca!!!

Até!

Nenhum comentário: