sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cinema: Os Belos Dias

Então...todos sabem que gosto de filme franceses, simplesmente acho um charme! Fazia tempo que não assistia à um filme francês que sempre são do meu interesse. Fico a vontade, quando vou ao Reserva Cultural, dentro da sala quase todo mundo é mais ou menos como eu, no que diz ao comportamento e gosto por cinema.

Fui assistir ao filme "Os Belos Dias". A atriz francesa Fanny Ardant protagoniza o longa no papel de uma mulher recém-aposentada que busca atividades para o tempo livre e passa por experiências inéditas.

 Fanny Ardant chegou à maturidade e faz papel de vovó. Mas de uma senhora da “melhor idade” muito cheia de vida e disposta a correr riscos. Em Os Belos Dias, de Marion Vernoux, ela é Caroline, dentista aposentada que, aos 60 anos, recebe de presente das filhas a matrícula num clube de terceira idade chamado Les Beaux Jours - traduzido  para o título do filme em português: "Os Belos Dias".

No clube, Caroline tentará preencher seus dias aprendendo a fabricar potes de barro, participando de peças de teatro, grupos de terapia e também tentando se atualizar no uso de computadores. Com essas aulas ela, tenta vencer o tédio e a dor da perda da melhor amiga, há pouco vitimada de câncer.  O filme tem origem no livro Une Jeune Fille aux Cheveaux Blancs (Uma moça de cabelos brancos), de Fanny Chesnel, que também trabalha no filme.

Assista ao vídeo!


Então.. afinal, Os Belos Dias é apenas um simpático filme que toca em algumas questões difícil sem ser levado para o lado trágico. Enfim para mim foi um passatempo divertido assistir  a esse longa gênero comédia, embora, não seja um tema que aprecio. 

Há algum tempo não havia filmes com a temática da terceira idade, mas com o aumento da população idosa, e da expectativa de vida, isso tem mudado. E isso é muito bom, para provocar reflexões.


Gênero: Comédia-Romântica
Duração: 94 min.
Origem: França
Direção: Marion Vernoux
Roteiro: Fanny Chesnel, Marion Vernoux
Distribuidora: Imovision
Ano: 2013
Elenco: Fanny Ardant, Laurent Lafitte e Jean-François Stévenin



 Até

6 comentários:

Célia disse...

Saiba mais:
- o longa é baseado no romance !Une jeune file aux cheveux blancs", de Fanny Chesnel, que co-roterizou o filme.
- Levou mais de 200 mil espectadores aos cinemas na semana de estreia na França.
- "Viva 'Os belos dias!' (...) filme muito bem escrito, com sentimentos inflamados, sensualidade,,," -Le Pariensien

Rita disse...

Oi, Célia.
Boa dica! deste eu ainda não tinha conhecimento. Acho muito apropriado que se iniciem as reflexões e discussões sobre o envelhecimento da população, pois ser apanhado de surpresa por uma situação que tem as suas complexidades não é a atitude mais inteligente

Rita disse...

Oi, Célia.
Voltei aqui, pra dizer que assistimos ao filme e gostamos. Faz pensar.
Aproveitar o que temos, pois perdemos sempre um pouco mais!
O engraçado é que o público naquela tarde, era composto apenas de "jovens",rs Foi muito legal! beijos, bom fim de semana!

Glória disse...

Oi!!!
Já está anotada a dica e junto com ela a reflexão oportuna que vc traz.

Juliana disse...

Eu gosto das coisas que nos fazem refletir...e esse assunto é essencial...aos jovens para aprender mais sobre a vida...e aos nao tão jovens, desperta o sentimento de querer viver mais e feliz!

Marta disse...

Oi, Célia,a nossa realidade é de um país de jovens onde há cada vez mais velhos e muitas dúvidas de como lidar com eles.