quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mini horta caseira

Sempre gostei de ter uma mini horta caseira aqui em casa. Como moro em casa com quintal pequeno, só consigo fazê-la apenas com temperos como manjericão, tomilho limão (o cheiro é mais gostosinho), cebolinha verde, orégano, salsinha...

Ao fazer uma reforma na cozinha e lavanderia  a horta acabou...
Então...já fazia um tempinho que eu estava com a ideia de fazer novamente a mini horta com os temperos que mais uso.

Aproveitei o feriado e fui com um dos meus filhos ao Uemura, uma espécie de galpão que tem aqui em São Paulo, onde você encontra vários tipos de plantas, flores, vasos e produtos para jardinagem.

Depois de escolher as mudinhas de temperos que queria (ficou faltando sálvia e hortelã), fui conhecer as espécie de jardineiras e vasos para a horta, foi um pouco difícil, já tinha idealizado uma sementeira redonda que tinha de ser pequena, pois o meu quintal é estreito e comprido e já está comprometido com outros acessórios.

Um funcionário da loja que me ajudou fez o plantio das mudas na sementeira redonda utilizando as mantas, as terras e adubos que são necessários para garantir que meus temperos cresçam frescos e orgânicos. Confiram...

Quando a sementeira ficou pronta fiquei tão feliz! E quando a levei para a casa
 e a coloquei em seu novo espaço... fiquei mais feliz ainda!!!



Manjericão e manjericão roxo


Salsinha crespa



Tomilho limão



Cebolinha verde e orégano fresco


Meu cantinho da roça...adoro!!!




A mini horta vai me ajudar no meu dia-a-dia aqui em casa, sinto me feliz finalizando meus pratos com temperos frescos e orgânicos...parece que deixam a comida com outro sabor.

Lembram que fiz um almoço informal no feriado? Então decorei o prato de arroz com um raminho de salsinha crespa da horta daqui de casa!!!


Dicas:

* Escolha o local onde ficará sua horta, lembre-se que precisa ser um local com boa luminosidade e que receba sol pela manhã.

* Escolha o vaso de plantio. Existem uns canteiros de plástico que são compactos e não ocupam muito espaço. Ótimo para quem mora em apartamento.

* Prepare o solo. Uma boa opção é comprar a terra pronta que já vem adubada e equilibrada nos níveis de nitrogênio, fósforo e potássio.

* Escolha as culturas. Se você tem espaço e pode ter um vaso grande, coloque hortaliças de raiz curta como alface, coentro, cebolinha, ou você pode fazer um canteiro só com temperos, como salsinha, cebolinha, alecrim, pimenta… Também é possível plantar frutas de pequeno porte como tomate cereja e morango. A escolha vai do seu gosto!

* O plantio começa com sementes ou, dependendo da cultura, com mudas. Uma dica importante é estar atento à distância necessária entre uma muda e outra. A alface por exemplo precisa de 20 cm de distância entre um pé e outro para que ela possa crescer plenamente, isso é muito importante saber.

* Os cuidados. No início regue duas ou três vezes ao dia até que a semente germine ou a muda cresça, depois regue sua horta uma vez ao dia, pela manhã. Outra dica é observar a horta diariamente, retirar os possíveis matinhos que possam aparecer e protegê-la de insetos e borboletas.

 As hortas crescem bem em vasos pequenos, só é preciso escolher um local com boa luminosidade e que bata um solzinho pela manhã. Depois de pronta você deve regar diariamente e adubá-la com humus a cada 3 meses.

Até!

11 comentários:

Maria Isabel disse...

Eu também tenho aqui no apartamento, adoro>

Célia disse...

Olá, Isabel!
Hortinha em casa é uma mão na roda! Além de ser muito legal poder consumir o que você plantou. E digo logo que falta de espaço não é desculpa!!!
Bjs.

Marta disse...

Oi Célia! Então estava louca para fazer uma em casa tbm. Moro em apartamento e minha sacada não é mto grande, e estou amando. Todo dia vou lá dar um cheiro nelas... ver como estão crescendo... plantei alecrim, orégano, manjericão (adoro), salsinha, cebolinha. Ficou uma graça!
Beijos

Célia disse...

Olá, Marta!
Eu também vou dar um cheiro na hortinha toda hora!!! E já vi a diferença de como cresceram em uma semana. Tá tão linda!!!
Bjs.

Cacilda disse...

Oi amiga !
A minha hortinha nao chega aos pés do seu mas acho que tb está bonitinha!

Célia disse...

Olá! Cacilda!
Uma horta é sempre bonita é sinal de carinho com a natureza!!! Estamos fazendo nossa parte p/ o meio ambiente!!!
Bjs.

Juliana disse...

Eu comecei a minha...já plantei pimenta e agora comprei um vasinho de hortelã!!

Rita disse...

Colher o próprio alimento é o sonho de muitos de nós,nem sempre ao alcance de todos. No seu caso uma jardineira é o bastante para enfeitar uma janela e satisfazer a vontade das ervas e ainda tem o cheirinho do manjericão!! Boa idéia, Célia.

Anônimo disse...

Oi! Só uso ervas frescas, sempre é melhor quando elas são cultivadas por nós mesmas e tirados da terra direto para a panela, né?

Maria José disse...

Ter uma horta em casa é tudo de bom vc usa as ervas aromáticas frescas, recém-colhidas e realça os sabor dos pratos.

Célia disse...

Olá! Maria José!
Isso mesmo, com as ervas, capriche na montagem do prato, cuidando para valorizar as texturas, cores e os temperos!!!
Bjs.