sexta-feira, 7 de junho de 2013

Espaço Cultural: Musical: Teatro APCD

Então...vamos a uma dica de teatro, final de semana é ótimo para um passeio cultural.
Os Boêmios de Adoniran, um espetáculo que resgata a história do samba paulistano a partir das composições de seu maior representante, Adorian Barbosa. No enredo, João retorna à sua rua Aurora, onde fora criado, e encontra com Jacó, velho turco que nunca saiu de lá. A reaproximação gera as lembranças  que envolvem a música e a boemia.

Musical com as canções de Adoniran Barbosa, conhecido também como “Poeta do Povo”. Em cena, destacam-se músicas como Acende o Candieiro, Saudosa Maloca, Trem das Onze, Samba do Arnesto, Viaduto Santa Efigênia, Abrigo de Vagabundo, entre outras.

Adoniran Barbosa, um músico que soube como poucos cantar a cidade de São Paulo por meio de suas figuras no dia a dia. Suas composições passeiam pelos bairros mais distintos da capital, como Bexiga, Vila Esperança, Brás, Mooca, Vila Ré e Jaçanã. Toda a atmosfera do samba paulistano de Adoniran Barbosa (1910 -1982) vai para os palcos com o musical Os Boêmios de Adoniran.

A montagem conta com a direção de Milton Machado, texto de Juliana Lucilha e direção musical de Thiago Henrique. No elenco, estão os atores Amanda Carvalho, Eduardo Osório, Elvira Cardeal, Clara Nascimento, Jorge Derosa, Juliana Lucilha, Marcelo Franzolin, Patrick Aguiar, Ranniere Herdy,Tálita Yabusaki e Thiago Henrique.

O musical é vencedor do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2010, na categoria Projeto Sonoro e Melhor Espetáculo no Festival de Teatro de São Paulo 2011

A montagem tem um apelo popular e artístico, atinge pessoas de várias gerações desde idosos a crianças. A história é uma homenagem a esse ícone da música brasileira e tem uma leitura nostálgica ao mesmo tempo, uma valorização da memória. Os personagens parecem que saíram de uma das músicas do Adoniran.

Figurinos e cenário remetem a uma São Paulo dos anos 50. O flashback é um dos recursos mais utilizados para fazer essa volta no tempo com os personagens que estão situados nos anos 80. A iluminação enfatiza ainda mais esse artifício cênico.






O Palco


Os atores-cantores


Cafeteria do teatro

  



O espaço, funciona no interior da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD). Com 1.662m², o espaço tem 800 lugares na plateia e 44 lugares distribuídos por dois camarotes. Com projeto arquitetônico de Heitor Coltro, o local possui poltronas vermelhas estofadas.


Teatro APCD
R. Voluntários da Pátria,b547 Santana
Horário: Sábado - 21h
               Domingo:19h
Até o dia 16/06
Informações: Tel/ 2223-2424




Fui e cantei junto com o elenco!!!
Até!

Um comentário:

Juliana disse...

Ouvi dizer sobre como Adoniran fazia as suas composições e fui pesquisar um pouco mais na internet...muito interessante como ele transformava a vida em arte!