sábado, 15 de junho de 2013

Em Festas Juninas

Uma das características marcantes do povo brasileiro é a sua profunda religiosidade e o gosto pelas festas populares. O mês de junho, de modo geral, é o tempo das festas nacionais, pois, neste mês, cultuam os santos de maior afeição do povo: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Nesta época multiplicam-se pela cidade as festas juninas e em muito lugares costumam avançar até o mês de  julho. Estas festas possuem características comuns, acrescidas das tradições que não podem faltar. Há de comum nas festas junina as comidas e bebidas típicas, músicas sedimentadas no som da sanfona, barraquinhas de correio elegante, bandeiras coloridas, danças de quadrilha,  fogos, fogueira, trajes acaipirados....

Eu sou completamente apaixonada pela época de festas junina! Não sei, talvez é de família, papai adorava, tem também o clima frio, o cheirinho do quentão, as músicas, as pessoas alegres e rindo. E as delícias de comidinhas que é tudo de bom em festa junina.



A festa junina da minha família já está agendada.
E os quitutes estão sendo planejados e não vai poder faltar canjica, arroz -doce, pé-de-moleque, cocada em pedaço, doce-de-abóbora, pipoca, amendoim

* Sopa de cebolas
A família adora a sopa e o friozinho ajuda, então... não pode faltar!!!

* Arroz doce 
Arroz doce é a comidinha que mais lembra festa junina (além da canjica, claro). Arroz doce é fácil de fazer e dificilmente há quem não goste. Vejam essa receita da Nestlé que parece deliciosa, barata e rápida.

* Pipoca
Pipoca é uma comidinha super fácil de fazer, barata e que agrada nas versões doce e salgada. Veja 12 deliciosas receitas de pipoca.

* Quentão
Eu simplesmente adoro quentão. Mais tem que ser bem fraquinho, quase um chá de gengibre mesmo.  Hum...é bom em época de festa junina. Veja no site da Ana Maria Braga um monte de receitas envolvendo quentão.

* Cocada
Minha cocada preferida é aquela que minha irmã faz. Que delícia! Veja uma receita simples de cocada mole para fazer e se esbaldar..

* Doce da abóbora
Esse doce é muito bom em casa todos aprovam.
 O da minha outra minha irmã não tem igual...uma delícia!
Veja uma receita de doce de abóbora com coco da Palmirinha.

* Bolo de Fubá
 Bolo de fubá tem gostinho de infância, e de festa junina, claro! Veja aqui uma receita secreta de bolo de fubá delicioso.

* Pé-de-moleque
Todos adoram!!! Mais não sei se vou fazer...

Essa vai ser a festa de tradição da minha família, mas  na cidade de São Paulo é possível encontrar um imenso número de arraias ligados a obras sociais de comunidades católicas ou a instituições beneficentes ou educacionais.

Desejo a todos boas Juninas Festas!!!

Até!


9 comentários:

Maria Teresa disse...

AMEI AS DICAS...

Carmem disse...

Muito boa essa época junina para comer esses sabores...

Marta disse...

Amei a receitinha do arroz doce! É muito fácil! Meu marido adora. Vou fazer!
Ah! Só faltou a de pé-de-moleque… :)
Bjs,

Maria José disse...

Bom dia, Célia. Eu gosto muito das comidas típicas desta época porque lembro muito da minha avó que fazia pra gente na fazenda canjica, pamonha e caldos deliciosos.

Célia disse...

Olá, Maria José!
Que delícia. A minha mãe também era muito dedicada e agradava sempre a gente com estas gostosuras!! rss
Bjs.

Daniela disse...

Parabéns, pela sua iniciativa em valorizar a nossa cultura! Até fiquei com vontade de ir no Arraial aqui do bairro em que moro!!!

Juliana disse...

Adoro festa junina!! O clima friozinho, as comidinhas deliciosas....
E por favor, nao esqueça de fazer a minha canjica, ok ?? Melhor fazer com leite desnatado e leite condensado light que estou de dieta...hehehe

Anônimo disse...

Adoro festas juninas além de toda essas coisas gostosas ainda tem o meu aniversário...

Marta disse...

Célia
Quero lembrar a vc como nordestina que sou que há mais opções nas festas juninas daqui.
Meu preferido: BOLO DE MILHO!!!!! Canjica, pamonha, munguzá, aiai…
E uma dica: pra vc não sair da dieta e ainda assim comer comidas típicas experimente comer queijo coalho assado na brasa!!!!! DELÍCIA!