sábado, 15 de dezembro de 2012

Natal: Pelo Mundo

Então é Natal...tudo é muito lindo!
Tem várias maneiras de dizer "Feliz Natal", tem pessoas que faz da decoração de Natal de sua casa virar ponto turístico, outras fazem belas e inusitadas celebrações...tudo é valido e mexe um pouco com nosso lado humano.

Natal, como antigamente:

 Desdren

A feira mais antiga de Natal da Alemanha, existe desde 1434 e é simplesmente um encanto. Em Desdren,  sente-se o verdadeiro clima de Natal e todos os seus significados. É considerada a Cidade do Natal.

As feiras de Desdren são muitas e espalhadas pela cidade, mas, a mais tradicional e bonita fica na parte antiga da cidade. Barraquinhas com o famoso Dresdner Christstollen (o bolo de Natal alemão) e o Pflumentoffel (um boneco de massa de pão com ameixas secas) são algumas das delícias que se encontra lá.

O destaque da feira é a maior pirâmide de Natal do mundo. Ela é uma estrutura giratória de madeira em forma de cone, com vários andares, onde figuras natalinas se acomodam ali dentro.




Lindas bolas de Natal feitas à mão. Delicadíssima!


Há barraquinhas de enfeites de madeiras típicas da região da Alemanha



Natal, em Português:

Lisboa, Portugal

A bola de Natal gigante no meio da Praça Rossio consegue encantar turistas e lisboetas, que vêem em sua beleza motivos para se encantar. Ótima pedida para turistas com crianças, que podem se divertir  em um enorme carrossel ou na pista de patinação no gelo.

No Terreiro do Paço há uma árvore de Natal tecnológica, com 28 metros de altura, decorada com palavras, filmes e imagens captada em tempo real.





Natal, ação entre amigos:

Brooklyn, em Nova York

Desde 1980, Lucy Spata decidiu  que no mês de dezembro enfeitaria sua casa com muitos anjos e luzes. E...ano após ano, sua decoração ficava mais apurada e a vizinhança passou a aderir aos enfeites caprichados.

 Hoje o bairros de Bay Ridge e Dyker Heights, onde mora, recebem turistas do mundo inteiro que embarcam em excursões, formando grupos para ver as mais luminosas residências. Com direito a paradas para fotos e caminhadas curtas, já que o frio é intenso.





Natal, submerso

Yokohama, no Japão

O Hakkeijima Sea Paradise, em Yokohama, no Japão, mergulhou de cabeça no clima natalino.
Ali Papai Noel largou as renas para visitar (e alimentar) os golfinhos, que nadam em um imenso tanque e encantam as crianças. O zoológico submarino conta com mais de 500 espécies diferentes, espalhados por dezenas de aquários. Os tubarões-baleia, alguns com até oito metros
de comprimento, são impressionantes!




Natal, tradicionalíssimo

Estrasburgo, França

Bem tradicional é o mínimo que se pode dizer de uma feira de Natal realizada desde 1570. Para desejar seu "Joyeux Noël" (Feliz Natal), os franceses de Estrasburgo rumam ao mais antigo mercado da região da Alsácia para encontrar presentes e decorações esmerados e tomar vinho quente.
Além dos mais de 300 chalés de comida e artesanato, há peças de teatro e consertos.

Vejam no vídeo... Noël en Alsace


O famoso "pain d'epice", uma espécie de pão-de-mel, tradicional do Natal Alsaciano, assim como o vinho quente aromatizado com especiarias.



Até!

2 comentários:

Juliana disse...

Fiquei com vontade de viajar só em época de Natal para poder ver as decorações e comprar enfeites nas feirinhas !!

Célia disse...

Olá! Juliana!
Apesar do frio e muitas vezes neve deve ser lindo! quem já foi nesta época adorou!