segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Viagem: Itália: Cinema - Habemus Papam - Para Roma com Amor

Para entrar um pouquinho no clima da Itália, antes de viajar e como era a minha primeira viagem a Itália procurei assistir filmes italianos.

Ao assistir filmes italianos vamos nos acostumamos com a língua falada, com o sotaque, sem falar da cultura e costumes do povo italiano. Gravamos na memória as paisagens, certos pontos da cidade...
Para começar três filmes recentes:

Habemus Papam

Fui ao cinema, no Reserva Cultural, assistir ao filme Habemus Papam.
A história é bem simples e gira em torno da recusa de Melville (Michel Piccoli) em assumir sua posição no Vaticano. Eleito Papa, ele fica apavorado com o peso da responsabilidade e, minutos antes de ser apresentado ao público, tem uma crise de pânico. A partir daí o filme mostra a relação entre um Papa recém-eleito e seu terapeuta, que precisa ajudá-lo a lidar com a responsabilidade do cargo.

O que gostei foi da posição de Melville que em momento algum perdeu ou questionou sua fé, ele simplesmente não se vê com capacidade para liderar e promover as mudanças necessárias ao Catolicismo.

O gênero do filme é de drama, mas não consegui vê-lo como tal e, também as partes para resolver o deficit de aceitação do novo Papa deixou a desejar. Me diverti com o filme, dei boas gargalhadas, sai do cinema leve...adorei!!




Diretor: Nanni Moretti
Elenco: Michel Piccoli, Nanni Moretti e Margherita Buy
Ano: 2011
País: Itália-França
Gênero: Comédia dramática
Duração: 102 minutos

Então ...Habemus Papam o filme, humaniza de forma tocante o Vaticano ao revelar o medo, a dúvida, a angústia e a vulnerabilidade dessas figuras divinas.


Adorável Pivellina

A história se passa nos arredores de Roma. É curioso ter acesso, neste longa, a uma Roma pouquíssima explorada pelo cinema. Aqui, não temos glamour, belos cenários ou prédios históricos, mas sim um subúrbio bem feio e com pouco controle populacional - o que não quer dizer que seja um ambiente ruim.

Então...em Adorável Pivellina, dois membros de um circo encontram uma bebê de dois anos abandonada em um parque. Eles decidem ajudar a criança ao mesmo tempo que buscam pela mãe. A trama é delicada, inteligente e focada na graciosidade da pequena Asia Crippa.

La Pivellina (no original), é uma produção italiana, que teve sua primère mundial no Festival de Cannes (2009), quando conquistou o Prêmio Label Europa Cinemas.





Para Roma com Amor


Sou fã de Wood Allen.
Adorei Midnight in Paris...Match Point e fiquei pensando que seria difícil fazer um filme que ultrapasse minhas expectativas. Sem contar que já tinha lido e ouvido uns comentários não muito favoráveis ao filme, Para Roma com Amor.

Como cheguei de Roma fui assistir ao filme. A sala de cinema estava lotada. Por dois motivos: Wood Allen tem fãs fiéis, como eu, e com o sucesso do filme Meia Noite em Paris, acredito que Para Roma com Amor todos queriam assistí-lo. O outro motivo é a promoção do Cinemark Paulista que com apenas 3,00 Reais, assisti ao filme. Muito boa a promoção!

O filme tem a figura de Wood Allen.
Depois vem a cidade de Roma e, como cheguei de lá recentemente, relembrei o trânsito caótico, as ruínas e os turistas e me deliciei com o sotaque italiano!




Um ponto especial para Penélope Cruz, uma garota de programa, mais linda como ela só... em um vestido justo vermelho e saltos também vermelhos. E com um sotaque italiano perfeito.

Direção:Wood Allen
Gênero: Comédia
Origem: Itália/EUA
Ano: 2012
Duração: 107 minutos
Elenco: Jesse Eisenberg, Penélope Cruz, Alec Baldwin, Ellen Page e Wood Allen.


Até!


Nenhum comentário: