sexta-feira, 20 de abril de 2012

E agradeça sempre que possível...


Ser educado é muito elegante. Educação é a forma mais básica de demonstrar respeito pelo outro. Quando nos empenhamos em praticá-la, nos aperfeiçoamos como seres humanos. Pela urgência e rapidez de tudo o tempo todo, vivemos em permanente risco de mostrar nossa ansiedade com ações e comportamentos descuidados ou pouco refinados.

Ser educado é uma forma de aprimoramento. As expressões como bom-dia, boa-noite, por favor, obrigado, com licença, entre outras, são universalmente aceitas e viáveis e fazem das relações humanas experiências agradáveis.

"Obrigado" é uma pequena palavra alegre, é a palavra mágica que introduz em nosso lar, em nosso ambiente de trabalho a delicadeza, a boa ordem e a serenidade. Devemos saber dirigir também aos outros essa pequena palavra que nos custa tão pouco dizer, e que é tão agradável de ouvir. Não se deve esquecer de ir dizendo "obrigado" em todas as oportunidades.

"Obrigado", ao menor serviço prestado por quem  quer que seja. Por si só, essa palavra compensa todos os esforços; suaviza um comentário pouco feliz; equivale a um sorriso, e muitas vezes o provoca; torna feliz aquele que a pronuncia e aquele a quem se dirige.

É uma marca de um coração generoso, mostrar-se agradecido aos outros, mesmo que estes tenham procurado fazer pouco por nós! A gratidão é prova de um coração grande! E agradeça sempre que possível. 

Tenho me esforçado para ser agradecida com todos, desde a um desconhecido um favor ocasional, e também a ficar atenta em perceber os serviços cotidianos que me prestam os meus familiares.

                                                                                                                
     Dica: 

- O agradecimento não brota por instinto; procede de uma consciência iluminada pela educação! 
- São necessárias repetições e práticas para inculcar em nós o hábito de dizer:"obrigado"!

                                                                                           Até!


2 comentários:

Juliana disse...

Muito bom esse post.
Gentileza gera gentileza!

Célia disse...

Obrigado, Juliana!