quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Alimentação e Saúde

A preocupação com a estética parece ser a principal causa para que as pessoas busquem uma alimentação mais saudável. Contudo, estudos científicos mostram que a adoção de uma dieta balanceada também está associada ao aumento da longevidade com qualidade de vida.

A alimentação é fator importante para a redução do risco de doenças cardiovasculares ( que afetam o coração e os vasos sanguíneos) e que, de acordo com a organização Mundial de Saúde (OMS), são a maior causa de morte em todo o mundo.

Além de ser equilibrada, uma boa alimentação deve oferecer também o prazer de refeições cuidadosamente selecionadas, variadas, saborosas, nutritivas e que proporcionem bem-estar. Então...daí a dieta Mediterrânea é um boa opção.

Como é esta dieta?
Ao contrário da dieta a que estamos acostumados (rica em gorduras, açúcares, pães, massas e carne vermelha), a dieta mediterrânea é centrada em alto consumo de óleo de oliva, frutas, castanhas e cereais, consumo moderado de peixes, aves e vinho tinto e baixo consumo de carnes vermelhas e doces.


Quais as vantagens desta dieta?
Artigo recente publicado na revista inglesa New England Journal of Medicine, demonstrou redução da frequência de ocorrências como infarto cardíaco e derrame celebral, em pessoas com alto risco cardiovascular e que aderiram à dieta do Mediterrâneo. Além disso, essa dieta pode reduzir o risco de outras doenças como câncer, Alzheimer e Parkinson.




Alimentos recomendados:


* Óleo de oliva (4 colheres de chá por dia)
* Castanhas e amêndoas (3 ou mais porções por semana)
* Frutas frescas (3 ou mais porções por dia)
* Vegetais (2 ou mais porções por dia)
* Peixe rico em ômega 3 (salmão, atum, sardinha 3 ou mais porções por semana)
* Legumes ( mais de 3 porções por semana)
* Carne branca ( ao invés de carne vermelha)
* Vinho (7 taças por semana)

Evitar: refrigerantes, carne vermelha, comidas industrializadas, doces, etc...




Dica:

* Consulte sempre o seu médico ao iniciar uma dieta.

* Nunca é tarde para começar a se cuidar!

* Experimente!!!


Até!

2 comentários:

Juliana disse...

Interessante essa pirâmide....vou tentar!!

Célia disse...

Olá! Juliana!
Então...as vantagens desta dieta é que estudos demonstrou redução da frequência de ocorrências como o infarto cardíaco em indivíduos com alto risco cardiovascular.
Bjs.