sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Outubro Rosa - 2014 -


Tenho recebido muitas visitas, no Blog Alice, para o "Outubro Rosa", postada no ano passado.
Então resolvi atualizar o post, lembrando da importância de diagnosticar  e tratar o mais cedo possível qualquer lesão suspeita com agilidade. (veja aqui)

O movimento popular internacionalmente conhecido como "Outubro Rosa" é comemorado em todo mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. 

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o Mês Nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Em outubro, desde o primeiro dia até o ultimo dia do mês, várias cidades no Brasil e no mundo estão ressaltando a cor rosa. Contra o câncer de mama, os principais monumentos e prédios conhecidos estão iluminados com a cor que representa a luta.

Conforme a proposta, os gestores públicos deverão desenvolver, em outubro, a seu critério, as seguintes atividades para a conscientização sobre o câncer de mama, entre outras: iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia; e realização de eventos.

A incorporação de ações para conscientizar sobre o câncer de mama durante todo o mês é instrumento valioso para chamar a atenção da sociedade para a importância de identificar e tratar qualquer lesão suspeita com agilidade”.

O câncer de mama é o que mais atinge mulheres em todo o mundo. Quando diagnosticado cedo, a chance de cura chega a 95%. "-Tem que ter autocuidado, tem que conhecer a mama, conhecer o próprio corpo, ir uma vez por ano ao ginecologista, fazer também exame clínico da mama, ter hábitos saudáveis. São atitudes que não evitam, mas diminuem as chances", disse Joana Jeker, da ONG Recomeçar.


Atenção: 
Apesar de muito raro, o câncer de mama também a comete homens.


Existem alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento do câncer de mama.
Alguns exemplos são: Altas taxas hormonais por medicamentos de reposição, histórico familiar, alcoolismo, menstruação precoce, retirada de ovários, mulheres que não têm filhos apresentam índices maiores e até mesmo captação de radiação no organismo podem ser fatores que desencadeiam aparecimento de células cancerígenas nas mamas.

Os sintomas do câncer de mama são discretos. Não há dor, e normalmente a paciente apalpa os seios e encontra caroços. Neste caso, ela procura um médico que a indica para fazer um exame de mamografia para poder ser diagnosticado. É fundamental que a mulher conheça seus seios para poder avaliar se realmente há alguma diferença física neles.

Portanto, não fique parada. A luta contra o câncer de mama também depende de você.
Exames relacionados: Mamografia Digital Direta * Ultrassom de Mama * Ressonância Magnética de Mamas

Até!

4 comentários:

Célia disse...

O Studio W,do hair stylist Wanderley Nunes,também entrou no clima do Outubro Rosa. No dia 20 de outubro, os serviços de manicure com esmaltes da Essie, cauterização a frio e corte com os artistas Redken terão 100% da verba arrecadada doada ao INCAvoluntário.

Célia disse...

O publicitário Nizan Guanaes e Valéria Bacarat se unem por uma boa causa. A dupla criou a campanha "Quem Tem Peito Ajuda", com o objetivo de levantar recursos para a "Casa da Mulher", instituição que apoia mulheres com câncer de mama, fundada por Valéria.
www.casadamulher.org.br

Juliana disse...

Eu apoio!! E adoro as decorações da cidade!!

Célia disse...

Olá Juliana...eu sempre pensei que o melhor de nosso trabalho é poder despertar sentimentos nas pessoas e apoiar esta causa, nos une ainda mais.
A Avon está apresentando espetáculos especiais "Giro pela Vida", na fonte do Ibirapuera. Todos os sábados e domingos de outubro às 20h e às 20.30h.