Sempre tem alguém dando dicas de como melhorar a performance para uma carreira profissional. Mas a sociabilidade de cada um é essencial, para saber lidar em seu ambiente de trabalho, a postura que adotada constrói a sua imagem e é ela que fica gravada na memória das pessoas.
A autoconfiança, a responsabilidade, a cordialidade e a discrição do indivíduo em seu ambiente de trabalho constroem uma boa imagem profissional, ferramenta necessária para a visibilidade de suas competências.
Para um bom comportamento social no ambiente de trabalho, torna-se necessário o cuidado com algumas "regras". Veja algumas delas:
Apresentação visual - o bom senso é muito bom. Não esqueça que a aparência revela muitas vezes seu estado de espírito, sua personalidade.
Então... use a aparência a seu favor, sem atenção a padrões estéticos de beleza que podem comprometer a sua imagem.
A maneira de vestir-se deve acatar princípios da harmonia, discrição e estar adequada ao seu segmento de atuação profissional.
Para as mulheres uma dica: no caso de dúvidas em relação à maneira de se vestir e de usar acessórios, lembre-se: "menos é mais".
Cordialidade - a regra mais básica é a boa educação. Parece óbvia e pueril esta informação. Um clima de harmonia, de equilíbrio, de confiança, em que reina o respeito entre as pessoas contribui para o alcance de resultados e consequentemente para o crescimento profissional.
Comprometimento - outra postura que contribui para a etiqueta profissional é a maneira como as pessoas lidam com os compromissos assumidos, prazos e com a qualidade das atividades que realiza.
Agir com comprometimento é garantir a eficácia e eficiência na condução do seu trabalho, promovendo a sua credibilidade profissional.
Dicas
- ao cuidar da sua imagem você deve ter o bom uso da linguagem falada e escrita, com cuidado de não usar expressões que demonstram intimidade com quem não tem
- evitar fofocas
- estar atento à ortografia, gramática e pontuação no envio de e-mails
- ser oportuno no uso da internet
- ter comportamento adequado em reuniões de confratenizações (afinal é uma extensão do seu ambiente corporativo)
- respeitar o tempo do outro em reuniões de trabalho.
São pequenas regras de etiqueta profissional que muitas vezes não nos damos conta, mas que colaboram na construção de nossa imagem!
Até!
2 comentários:
Ótimas dicas!
Juliana, obrigado pela visita e pelo comentário! Um abraço.
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